O sistema de cotas, nada mais é que uma forma para mudar, e consertar o passado. Os negros viveram muitos anos em desigualdade no Brasil. Porém, hoje em dia, não são somente eles que estão em “precariedade”. Há brancos, pardos, índios. A educação como um todo está afetada e só um investimento de bilhões em toda a rede de ensino poderia mudar esse fator.
As cotas retiram e solucionam em parte o problema, já que a desigualdade acontece inclusive no ensino médio. Não há investimentos em nenhum setor, nem sequer temos base.
Para prepararmos todos os cidadãos, negros ou não, para disputarem uma igualdade no mercado de trabalho e nas vagas em universidades, é preciso, antes de mais nada, que o estado forneça a nós seus direitos básicos como Saúde e Segurança Pública, só então, com esses investimentos na rede de proteção social haverá uma mudança seria e real no Brasil, pois as cotas claramente são somente um grão de areia no meio do deserto de miséria brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário